Movimento espanhol alastra a várias cidades europeias

Madrid, 20 mai (Lusa) — Centenas de pessoas pernoitaram hoje na cidade improvisada instalada na madrilena Puerta del Sol, no quinto dia de protesto

Nos últimos dias têm circulado pelo Facebook e Twitter convocatórias para manifestações e “acampamentos” em cidades como Lisboa, Paris, Londres, Roma, Berlim e Bruxelas.As manifestações que decorrem há dias em Espanha, organizadas pelo movimento “Democracia Real Já”, estão a espalhar-se por toda a Europa e hoje deverão chegar a várias cidades europeias, entre as quais Lisboa, Porto e Coimbra.Apesar de na capital portuguesa já ter decorrido uma manifestação à porta da embaixada de Espanha, na quinta-feira à noite, Lisboa deverá hoje voltar a ser palco de novas iniciativas, bem como o Porto e Coimbra.

No Rossio às 20h…

As manifestações de apoio ao movimento espanhol “Democracia Real Já” estão marcadas para hoje às 20h no Rossio, em Lisboa, praça da Batalha no Porto, e praça 8 de Maio, em Coimbra, segundo uma nova convocatória que começou a circular no Facebook. Em todos os casos o objetivo é conseguir que as concentrações, à semelhança do que está a ocorrer nas cidades espanholas, se mantenham nos locais até ao domingo, dia de eleições regionais e municipais em Espanha. Como em Espanha, a convocatória insiste na natureza “pacífica” das concentrações, que pretendem conseguir mudanças políticas e económicas, e que o movimento não está ligado a qualquer força política ou sindical. Depois das convocatórias iniciais para as capitais, os movimentos internos em cada país estão a multiplicar o efeito e, em Itália, por exemplo, foram convocados protestos para cidades como Milão, Bolonha, Turim e Pádua.

Os manifestantes apelam a uma democracia participativa e querem uma alteração no sistema económico e político do país. Pelas redes sociais e na própria praça continuam a ser pedidos víveres necessários para o trabalho do dia, neste caso com apelos a gasolina para os geradores e renovados apelos aos vizinhos da zona para que ‘emprestem’ o acesso ás suas redes wifi.Um ambiente que demonstra algum desafio à decisão da Junta Eleitoral Central (JEC) espanhola que ao final da noite de quinta-feira declarou ilegais todas as mobilizações tanto no sábado, dia de reflexão, como domingo, dia de eleições municipais e regionais em Espanha. Elementos do movimento “Democracia Real Já”, indicam no entanto que as manifestações e concentrações já assumiram uma natureza espontânea e que nem sequer é feita qualquer convocatória.Cada cidadão, insiste, decide individualmente se vai ou não às praças das cidades espanholas.

Nas Portas do Sol, uma das principais entradas da cidade de Madrid e o quilómetro zero das estradas espanholas, o dia foi de debate e as ideias que surgiram foram votadas de mão no ar por comités que foram criados para o efeito.Em Madrid, Zaragoza, Valência, Sevilha e em muitas outras cidades de Espanha, trabalhadores e desempregados, estudantes universitários e reformados, pais e filhos, juntaram as suas vozes numa só voz para deixar um recado aos seus políticos: «Nenhum dos vossos partidos representa aquilo que queremos».

Ao quinto dia de manifestações reuniu-se uma Assembleia de cidadãos com o objectivo de canalizar o seu descontentamento num programa de 24 pontos que será divulgado hoje às 18 horas.

Em Madrid, depois da chuva de quarta-feira, e apesar de a Junta Eleitoral ter proibido a presença naquela praça, os protestantes são cada vez mais, estão cada vez mais unidos e sentem-se ganhar força à medida que o tempo passa. Inspirados pelo Movimento 12M, que em Portugal a 12 de Maio desceu a Avenida da Liberdade para pedir o fim da precariedade e um sistema político mais inclusivo, as manifestações das Portas do Sol foram também convocadas por jovens e estimuladas através das redes sociais.

TV Ao Vivo de Madrid
http://www.soltv.tv/soltv/index.html

Anúncios

Sobre pmizraji

Caput necandus est. Cadaver acqua forti dissolvendum nec alicquid retinendum. Tace ut potes.

Publicado em maio 20, 2011, em Anarquismo Social. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: