Ato Público em frente ao Shopping Iguatemi 05/06/2007

Posso sair daqui pra me organizar
Posso sair daqui pra me desorganizar
Da lama ao caos, do caos a lama
Um homem roubado nunca se engana
Ô Josué eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Com a barriga vazia não consigo dormir
E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Porque

Da lama ao caos, do caos a lama
Um homem roubado nunca se engana

Chico Science – Do Caos à Lama

Hoje estão previstos para a tarde inteira, uma série de manifestações contra o empreendimento do Shopping Iguatemi, bairro Santa Mônica em Florianópolis, um dos alvos da Operação Moeda Verde da Polícia Federal. Várias entidades locais, comunitárias, acadêmicas e do terceiro setor se mobilizam junto à Vara Federal Ambiental para cobrar medidas mais drásticas contra o projeto que fora aprovado, segundo a relatoria da PF, ilegalmente. A construção do enorme bloco de concreto comercial justamente está assentada sobre uma área de preservação permamente, região de manguezal, com sérios riscos de comprometimento da estrutura ecossistêmica.

Os resultados da inspeção judicial feita no dia 13 mostram que, definitivamente, os pontos acordados não foram cumpridos pelo sócio-proprietário Paulo Cezar Maciel da Silva, e estipula-se uma multa de cerca de R$ 2 milhões. Mesmo assim, o mega-empreendimento foi embargado várias vezes em demonstração de pura ousadia aos processos políticos e judiciários. A alegação dos advogados de Paulo Cezar é a de que no mesmo local, ou seja, em cima da região de manguezal, a concessionária Santa Fé Veículos mantinha integralmente sua área de 30,2 mil metros quadrados. Na época, o alvará de construção tinha sido liberado pela prefeitura numa quarta-feira à noite, com a parceria do grupo português Sonae Distribuição e com a oferta de um investimento de R$ 110 milhões. De acordo com as informações da própria assessoria de comunicação da Santa Fé, o grupo Sonae também é investidor do hipermercado BIG com 7,5 mil metros quadrados, num aterro às margens da Via Expressa, em Florianópolis.

Verificamos ainda que laudos técnicos já haviam sido preparados desde 1999, na Ata da 101ª sessão ordinária, da 13ª Legislatura, realizada em 29 de novembro que já assinalava situações irregulares e pedia esclarecimentos quanto à edificação dos prédios da empresa Santa Fé Veículos, o Posto de Gasolina (em frente) e o Centro Comercial, localizados no bairro Santa Mônica. A defesa, tanto dos proprietários da Santa Fé quanto os do novo shopping, é uníssona em afirmar que as acusações contra as mesmas, afirmando que a área é de mangue, são inverídicas, conforme atestaram peritos.

Dada a ilegalidade flagrante e as investigações entre as partes envolvidas, mais embargos poderão ser efetuados. Posteriormente, o prédio estará passível de demolição, caso seja confirmada a agressão ambiental nos laudos, como já ocorreu em outros casos. A comunidade espera que, desta vez, ao contrário de terminar em sopa de siri, os órgãos federais junto com a mobilização popular tenham sucesso no que diz respeito à manutenção de todo o ecossistema ali presente. Essas medidas também estão sendo tomadas contra o Floripa Shopping, Grupo Energia, Habitasul e Il Campanário.

A manifestação marcada para hoje, Dia do Meio-Ambiente, vem de encontro com outras atividades realizadas por associações comunitárias, como a mostra de artes de alunos do Maciço do Morro da Cruz na Assembléia Legislativa em Florianópolis.

FONTE: Pablo Mizraji

Anúncios

Sobre pmizraji

Caput necandus est. Cadaver acqua forti dissolvendum nec alicquid retinendum. Tace ut potes.

Publicado em abril 14, 2010, em Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: