8 de anos de Seattle

Florianópolis/SC, 30 de novembro de 2007

O aniversário bastardo da história

E você? O que estava fazendo no dia 30 de novembro de 1999? Não se lembra? Engraçado… é comum vermos a mesma pergunta para aquele “inesquecível” 11 de setembro de 2001, aqui e ali, na mesa de bar, geralmente às risadas ou piadinhas enfadonhas, mas talvez outras datas, que não nos remetem importância, parece termos em operante o “deletar” da memória. Naquele 11 de setembro podemos inclusive nos lembrar de cada minuto, cronologicamente, relacionando e construindo nosso diário, imerso nas divagações de por quê, como e para quê daquela fatalidade.
E 30 de novembro? Outra fatalidade? Poderia ser no mesmo ano talvez: Gênova, Itália, julho de 2001, antes do atentado às Torres Gêmeas…
Seattle, novembro de 1999 e Gênova, julho de 2001 são ambas memoráveis do ponto de vista “alternativo” paralela à ação “terrorista” de Nova Iorque e Washington. Os três acontecimentos têm relação entre si, assim como muitos outros em escala infinitamente menor, porém, aquilo que costumamos acreditar ou nos forçar a crêr, graças a um meio de comunicação, por exemplo, será nossa opinião formulada e ponto. Além daquelas imagens, diga-se de passagem, show de imagens, de fogo e fumaça na TV, formavam um cenário fantástico de um espetáculo televisivo onde talvez, pela primeira vez, depois da Copa do Mundo e a Pegada do Homem na Lua, dera absurdos picos de audiência. Um uníssono “Ohhh! Que terror!” e continuávamos com nosso cafezinho com açucar. Não demorou muito para que aquele espetáculo visual se transformasse rapidamente num sentimento xenófobo e virulento, onde até tivemos sérios problemas com imigrantes aqui no Brasil. Só que um detalhe: a mesma “opinião pública” – geralmente gerada pela TV – não qualifica o mesmo tipo de violência quando os mariners ou tanques sionistas destróem vilas e matam centenas de iraquianos, palestinos e afegãos.
Em 1999, o movimento anti-capitalista levou à frente as manifestações da “Ação Global dos Povos” que promovia vários “Dias Globais de Ação contra o Sistema Capitalista” por todo o mundo com início em 18 de Junho de 1999 durante a cimeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) e 30 de Novembro de 1999 por ocasião da cimeira da Organização Mundial do Comércio (OMC). Seattle foi o palco que nesse dia ficou marcado “inesquecivelmente” para milhares de pessoas em todo o mundo. Esse fato, que atingiu proporções tamanhas, forçou a aliança das grandes corporações disfarçadas de nações na sua chegada e promovera a primeira vitória. O bloqueio de acesso ao WTO (World Trade Organization, ou Organização Mundial do Comércio) impediu a chegada dos vários “sócios” ao local da cimeira. Um dia que ficará na história pela força midiática da imprens alternativa e posteriormente às cenas de vilência policial que ficaram registradas. Surgido dessa linha está o primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em 2001.
Parabéns pelos 8 anos àqueles que não esqueceram do memóravel bloqueio.
à votre santé!
artigo publicado no www.sarcastico.com.br
Anúncios

Sobre pmizraji

Caput necandus est. Cadaver acqua forti dissolvendum nec alicquid retinendum. Tace ut potes.

Publicado em maio 1, 2009, em Artigos - Biografias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: